sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Uso Tecnológico da Radiação











GRUPO: Sandra Eloisa Severino.
               Gilberto dos Santos Silva.
                Cátia Faria Terruel Dário.
                Luciana de Souza Santos.
                Isabel Figueiredo Landis.



Usos tecnológicos das radiações

Oficina de Ciências – Situação de Aprendizagem
Oficina 2 – Ensino por investigação e situação de aprendizagem
(tema) Eixo Temático: Uso tecnológico da Radiação.

(subtema) situação de aprendizagem: Situação de aprendizagem 6 usos da Radiação na Medicina e em outras áreas.

Ano/serie (público alvo): 9º ano.

Habilidade: Identificar os usos que são feitos das radiações no cotidiano.

Grupo de competências: G1; G3

Aula(s) prevista(s): 6

Busca de dados de forma diversificada: Uso de lousa, giz, data show, vídeo e internet.

Aprendizagem significativa e evolução conceitual: Os raios X são pacotes de energia na forma de ondas eletromagnéticas (radiação eletromagnética), como a luz visível, as ondas de rádio, os raios gama, as micro-ondas, entre outras. A energia dos raios X pode ser medida em elétron-volt (eV). A diferença entre as várias ondas eletromagnéticas está no seu comprimento de onda (λ) e na sua freqüência (f), cujo produto é igual à velocidade da onda.
Se os raios X penetram melhor, menos raios X incidindo no corpo do paciente serão necessários para que uma quantidade suficiente chegue ao detector para formar a imagem. Dessa forma, quanto mais penetrantes os raios X, mais baixa será a dose de radiação no paciente. 

Sistematização do conhecimento: O aluno deve aprender que raios-X é uma fotografia e que esta mostra seu corpo por dentro. São emissões eletromagnéticas que se dão por elétrons acelerados em direção a átomos e em geral de tungstênio (ossos).
Ao serem fortemente desacelerados esses átomos emitem radiação na faixa dos raios-X.

Sondagem: Você sabe o que vem a ser uma radiografia? Porque uma radiografia “pega” o osso e não a pele?



Texto de apoio



A descoberta


Hand mit Ringen: a primeira de Wilhelm Röntgen referente a mão de sua esposa, tirada em 22 de dezembro de 1895 e apresentada ao Professor Ludwig Zehnder, do Instituto de Física da Universidade de Freiburg, em 1 de janeiro de 1896.
Foi o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923) quem detectou pela primeira vez os raios X, que foram assim chamados devido ao desconhecimento, por parte da comunidade científica da época, a respeito da natureza dessa radiação. A descoberta ocorreu quando Röentgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes. Todo o aparato foi envolvido por uma caixa com um filme negro em seu interior e guardado numa câmara escura. Próximo à caixa, havia um pedaço de papel recoberto de platinocianeto de bário.
Röentgen percebeu que quando fornecia energia cinética aos elétrons do tubo, estes emitiam uma radiação que marcava a chapa fotográfica. Intrigado, resolveu colocar entre o tubo de raios catódicos e o papel fotográfico alguns corpos opacos à luz visível. Desta forma, observou que vários materiais opacos à luz diminuíam, mas não eliminavam a chegada desta estranha radiação até a placa de platinocianeto de bário. Isto indicava que a radiação possui alto poder de penetração. Após exaustivas experiências com objetos inanimados, Röntgen pediu à sua esposa que posicionasse sua mão entre o dispositivo e o papel fotográfico.
O resultado foi uma foto que revelou a estrutura óssea interna da mão humana. Essa foi a primeira radiografia, nome dado pelo cientista à sua descoberta em 8 de novembro de 1895. Posteriormente à descoberta do novo tipo de radiação, cientistas perceberam que esta causava vermelhidão da pele, ulcerações e empolamento para quem se expusesse sem nenhum tipo de proteção. Em casos mais graves, poderia causar sérias lesões cancerígenas, necrose e leucemia, e então à morte.
Na medicina os raios X são utilizados nas análises das condições dos órgãos internos, pesquisas de fraturas, tratamento de tumores, câncer (ou cancro), doenças ósseas, etc.
Com finalidades terapêuticas os raios X são utilizados com uma irradiação aproximada de cinco mil a sete mil Rads, sobre pequenas áreas do corpo, por pequeno período de tempo.
No Brasil, os raios X do pulmão para fins diagnósticos de tuberculose pulmonar são chamados de abreugrafia, que se trata de uma incidência sobre uma pequena área do pulmão.
No ser humano a exposição continua aos raios X podem causar vermelhidão da pele, queimaduras por raios X ou em casos mais graves de exposição, mutações do DNA, morte das células e/ou leucemia.
luz, uma onda eletromagnética

As ondas de radiação eletromagnética são uma junção de campo magnético com campo elétrico que se propaga no vácuo transportando energia. A luz é um exemplo de radiação eletromagnética. Esse conceito foi primeiramente estudado por James Clerk Maxwell e depois afirmado por Heinrich Hertz. Maxwell foi físico e matemático escocês que ficou conhecido por dar forma final à teoria do eletromagnetismo, teoria essa que une o magnetismo, a eletricidade e a óptica. Dessa teoria surgem as equações de Maxwell, assim chamadas em sua homenagem e porque ele foi o primeiro a descrevê-las, juntando a lei de Ampère, a lei de Gauss e a Lei da indução de Faraday.
A radiação eletromagnética se propaga no espaço. Ela possui campo magnético e campo elétrico que se geram mutuamente e se propagam perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia, transportando assim energia sob a forma de radiação eletromagnética. A radiação eletromagnética varia conforme a frequência da onda. A luz visível aos olhos humanos é uma radiação eletromagnética, assim como os raios x, a única diferença entre essas duas formas de radiação está na faixa de frequência que o olho humano consegue visualizar, ou seja, os raios x têm faixa de frequência que fica fora do alcance da visão humana. As ondas do forno de micro-ondas também são ondas eletromagnéticas.
A radiação eletromagnética se propaga no espaço. Ela possui campo magnético e campo elétrico que se geram mutuamente e se propagam perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia, transportando assim energia sob a forma de radiação eletromagnética. A radiação eletromagnética varia conforme a frequência da onda. A luz visível aos olhos humanos é uma radiação eletromagnética, assim como os raios x, a única diferença entre essas duas formas de radiação está na faixa de frequência que o olho humano consegue visualizar, ou seja, os raios x têm faixa de frequência que fica fora do alcance da visão humana. As ondas do forno de micro-ondas também são ondas eletromagnéticas.
Os campos magnético e elétrico obedecem ao princípio da superposição. Os vetores campo magnético e campo elétrico se cruzam e criam o fenômeno da reflexão e refração. A luz é uma onda eletromagnética e em um meio não linear como um cristal, por exemplo, pode sofrer interferências e causar o efeito Faraday, a onda pode ser dividida em duas partes com velocidades diferentes. Na refração, uma onda ao passar de um meio para outro, com densidade diferente, tem a sua velocidade e direção alterada. Uma fonte de radiação, como o Sol, por exemplo, pode emitir luz dentro de um espectro variável. A luz solar ao ser decomposta em um prisma possibilita a visualização de espectros de várias cores, como no arco-íris. Observe a gravura:


Fonte: Brasil Escola.

Exercícios da casa

1-    Preencha os espaços em branco:

As ondas de radiação eletromagnética são uma junção de campo _________ com campo ________ que se propaga no vácuo transportando energia. A luz é um exemplo de radiação eletromagnética.

Uma fonte de radiação, como o Sol, por exemplo, pode emitir luz dentro de um espectro variável. A luz solar ao ser __________ em um prisma possibilita a visualização de espectros de várias cores, como no _____________ .
Conseqüências após a descoberta
No início todos queriam ver o próprio esqueleto, os raios X causaram sensação. Seis dias depois de radiografar a mão de Bertha, Röntgen apresentou seu achado aos colegas da Universidade de Würzburg. A imprensa noticiou o fato com destaque em 5 de janeiro de 1896. No mesmo ano, os médicos adotaram a novidade. Imagine: com ela dava para ver ossos quebrados e órgãos doentes dentro do corpo humano. Logo começou a ser usada no tratamento do câncer. Pesquisadores também radiografavam animais para estudos anatômicos.
Na sociedade, a reação era de deslumbramento. Todos queriam ver próprio esqueleto. Rápido, o americano Thomas Alva Edison (1847-1931) inventou um instrumento com tela fluorescente que deixava ver a radiografia ao vivo, sem necessidade de revelar filmes, Em 1902, um inglês bolou uma máquina de raios X controlada por moeda, como essas de refrigerante que temos hoje. Um pouco antes, em Nova Jersei, nos Estados Unidos, deputados tentaram passar uma lei proibindo o uso da radiação. Eram defensores da moralidade e achavam que os raios permitiam a qualquer um ver os corpos nus de quem andasse pelas ruas. Já pensou? Seria a delícia dos Voieurs. A lei é claro, não foi aprovada. Inclusive porque, no máximo, se veria os esqueletos pelados, E o verdadeiro risco da radiação continuou sendo ignorado. Em pouco tempo, surgiriam as lesões provocadas pelos raios X. As principais vítimas eram os operadores das máquinas, que sofriam exposições repetidas. Vários perderam as mãos.
Questões para reflexão
1-    Como foi a descoberta dos raios-X?
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2-    Onde são aplicados os raios-X
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3-    Quais foram as conseqüências após a descoberta.
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Pesquise...
Uma pessoa que tomou radiação pode passar essa radiação para outra pessoa?
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Problematização: Mariazinha estava feliz com a bola que ganhara de seu padrinho no natal e convidou todos os primos para brincar de Vôlei, quando estava jogando a bola, enroscou seu pé em um no cadarço do tênis, vindo a cair, e ao se chocar ao solo bateu com o braço direito no solo primeiro, vindo a sentir fortes dores e sendo assim seus pais o levaram ao hospital da cidade, onde foi atendido pelo medico e ele solicitou a realização de um raio-X, para verificar se não houve fratura. E após o raio-X o médico comprovou a fratura e colocou gesso no braço da Mariazinha, que vai ficar sem joga vôlei por pelo menos um mês.

Contextualização: Busca de informações na internet:





 Aplicação do conhecimento em situações novas: Realize uma pesquisa sobre as demais finalidades do uso tecnológico da radiação.




AVALIAÇÃO: Através de conversa com os alunos sobre suas experiências de vida em relação ao tema, questionários de múltiplas escolhas e dissertativas, levar algumas radiografias para serem analisadas pelos alunos para terem contato com a realidade das quais são utilizadas no raio-X. Avaliações escritas alem de pesquisa de aprofundamento, com o uso das TICs. A recuperação deve ser sempre oportunizada de forma diversificada e diferente do formato já feito em aula, para propiciar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, contemplando o processo ensino-aprendizado.

1.    O que é a radiação? Por que ela pode fazer mal à saúde?

2.    Quais os tipos de radiação mais comuns?

      3. Qual delas é mais prejudicial?

      4. Como isso ocorre?

      5. Uma pessoa que tomou radiação pode passar essa radiação para outra pessoa?

      6.O que é uma contaminação radioativa? 

      7. A contaminação radioativa é transferível entre pessoas e objetos?
      8. No caso do acidente com o Cs-137 em Goiânia, em 1987, o que ocorreu?

      9. O que foi feito para descontaminar esses lugares e pessoas?
      10. Quantas pessoas foram contaminadas com essa substância?

Referências

1.    Jump up to:a b Martins, Roberto de Andrade. O Nascimento de uma Nova Física. Scientific American: . N°13, p.11.
2.   Jump up KIWANGA, Christopher Amelye. In: Christopher Amelye. KIWANGA. Física Nuclear: Introdução à Física Nuclear (em português). 1 ed. Reino Unido: [s.n.], 2013. 133 p. 1 vol.
·         Manual RCA de válvulas e reemplazos RC 26
·         Manual RCA de válvulas e reemplazos RC 29 

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