Oficina 2 – Ensino por investigação e Situação de Aprendizagem
(Tema) Eixo temático: Vida e Ambiente
(Subtema) Situação de Aprendizagem: Relações com o Ambiente
Ano/Série (Público Alvo): 9ºAno/8ªSérie
Habilidades: Tentar reconhecer os sentidos do olfato e paladar através da
experimentação; Propor esse reconhecimento através de imagens; investigar a
influencia do olfato na determinação do paladar; coletar e registrar dados; ler e
interpretar textos; relacionar informações representadas na forma escrita com
situação do cotidiano; elaborar síntese.
Grupo de Competências: I, II e III
Aulas previstas: 4 aulas
Sondagem: Levantamento do conhecimento prévio e de hipóteses: Qual a
importância do olfato em seu cotidiano? E do paladar? Eles podem nos ajudar a
evitar acidentes? O ser humano depende de todos os seus sentidos.... Vocês
concordam com esta afirmativa?
Problematização:
Leitura e análise de imagem
Fonte: http://emagrecersemdieta.com.br/limite-o-acucar-e-o-sal/
Que substâncias podemos encontrar nestas colheres? Você conseguiria
identificar sem o uso dos sentidos, olfato e paladar?
Experimento:
Objetivo: Investigar a importância do olfato e do paladar na identificação de uma
alimento.
Materiais: Maça; Banana
Procedimento: O aluno deve experimentar e tentar desvendar o alimento. Depois,
fazer o mesmo procedimento porém com a mão tapando o nariz e dizer se foi
mais difícil ou não descobrir qual era o alimento.
Contextualização: texto informativo:
Curiosidades do olfato e do paladar, em
http://anaceliapva.blogspot.com.br/2011/11/plano-de-aula.html
Liste as diferentes formas que os seres vivos utilizam os órgãos dos sentidos para
garantir a sobrevivência da espécie que aparecem no texto.
Busca de dados de forma diversificada: Roteiro para pesquisa escrita,
experimentação, imagens, textos.
Aprendizagem significativa e evolução conceitual: Conteúdos: Os Sentidos –
Olfato e Paladar. Importância do olfato no paladar.
Sistematização do conhecimento:
a) Solicitar o levantamento de hipóteses
b) Leitura e análise de imagem;
c) Coleta de dados do experimento;
d) Interpretação e análise do texto “Curiosidades do olfato e do paladar”
e) Organização dos conceitos através da aula expositiva e dialogada
f) Fechamento e checagem de hipóteses
Aplicação do conhecimento em situações novas:
a) Roteiro de atividades experimentais, investigativas, orientadas
b) Elaboração de síntese das atividades, privilegiando a competência leitora e
escritora.
Avaliação:
1. Por que quando queimamos a língua não conseguimos sentir o gosto dos
alimentos perfeitamente?
2. “Hummmm! Está vazando gás!” Que órgão do sentido normalmente utilizamos
para perceber um vazamento de gás? Como é possível perceber este estímulo,
mesmo estando longe do botijão com vazamento?
3. Identifique os sabores das papilas gustativas indicadas na imagem abaixo
(azedo, doce, amargo e salgado):
4. Comente a seguinte frase, dizendo se você concorda ou não com ela.
“Para sentir os cheiros basta o nariz, e para sentir os sabores basta a língua.”
5. As questões a seguir referem à tirinha a seguir:
Fonte: Canto, E. L. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. 4ªed. São
Paulo. Moderna, 2012
a) Ao apreciar uma refeição, há atuação apenas dos botões gustatórios?
b) Quais os sabores que são fundamentalmente captados com a atuação dos
botões gustatórios?
6. Após ler o texto "Feromônios", responda:
a) O que são feromônios?
b) Quais são as três variedades de insetos citadas no texto como exemplos
em que há comunicação por meio de feromônios?
c) O texto comenta que bagres e carpas, quando feridos, liberam na água um
feromônio que induz comportamento de medo em outros peixes da mesma
espécie que estejam nas proximidades. Qual a vantagem desse
comportamento para a espécie?
Qual a resposta da 6 (b) e (c)?
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