Estratégias de leitura são ações mentais que potencializam a
compreensão dos textos escritos. O leitor competente as utiliza
recorrentemente, embora, às vezes, de maneira intuitiva e inconsciente. De
maneira simples, estratégias de leitura são reflexões acerca da leitura que se
realiza. Quando o professor motiva seus alunos a lerem e, além disso, apresenta
e exercita algumas estratégias de leituras em sala de aula, a compreensão dos
textos por parte dos alunos tende a se aprimorar gradativamente
O leitor competente é ativo na construção de sentidos. Ler é
uma negociação de significados. As experiências que o leitor carrega são
evocadas durante o ato da leitura e possibilitam um diálogo com o texto. Quando
isto efetivamente ocorre, o leitor rompe sua sujeição aos aspectos superficiais
do escrito e torna-se sujeito do conhecimento capacitado a estabelecer elos
compreensivos entre o textual e a realidade social ou, como diz Paulo Freire
(2009) a “palavramundo”, a palavra referenciada num contexto sócio-cultural
concreto.
Amigos precisamos despertar nossos alunos e fazer com que eles se sintam parte do texto ou simplesmente viagem junto a leitura.
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