Elaborado pelas Professoras: Roseli de Fátima Figueiredo Giacomini
Tema
Publico alvo: 7 ano
TEMA : OS SERES VIVOS : Diversidades das plantas
Tempo previsto: 6 aulas
CONTEÚDO E TEMAS: - Diferentes tipos de plantas;
Competências e habilidades: - coletar dados, formular hipóteses, registrar e sistematizar informações colhidas, observar diversos tipos de plantas existentes nos arredores da escola (como uma praça, um jardim etc.), produção de textos com informações tirados de suas experiências, interpretar dados e elaborar relatórios de dados coletados.
Estratégias: - execução de experimentos, como: evapotranspiração, obtenção da clorofila, mostrar vasos condutores a partir de uma flor e anilina, observações de campo(Jardim próximo a escola).
Recursos: - saco plástico e barbante, álcool e filtro de papel, flor e anilina, caderno, lápis preto e colorido, lousa e giz, textos, imagens e vídeos.
Avaliação:- Execução dos experimentos e elaboração de relatórios, participação no grupo, desempenho de habilidades de observação
SONDAGEM – conversar com os alunos sobre o que eles observam de planta , em suas casas, nas ruas , na escola, o que eles conhecem sobre a importância das plantas para o meio ambiente e a renovação do ar.
PROBLEMATIZAÇÃO: - Levar o aluno a pensar nas plantas como um ser vivo, que é de vital importância para a sobrevivência do planeta, produzindo alimento para todos os outros seres vivos, liberando oxigênio para a respiração e manter a umidade dos ambientes.
Contextualização: - Fazer com que os alunos usem os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia.
Busca de dados de forma diversificada:- Coletas de dados para efetivo aprendizado do tema proposto, como: pesquisas, interpretar textos, fazer experimentos, observar com olhar científico e fazer relatórios.
Aprendizagem significativa e evolução conceitual:- O aluno deve agregar novos valores ao que ele já sabia sobre o tema apresentado, conseguindo com isso atingir novos objetivos com uma aprendizagem significativa.
Sistematização do conhecimento:- O aluno deve mostrar que com os novos conhecimentos adquiridos ele é capaz de interagir com o meio em que vive, e tendo plena consciência que as plantas estão interligadas a sua sobrevivência.
Aplicação do conhecimento em situações novas:- Levar o aluno a ampliar seus conhecimentos, com as propostas de situações feita pelo professor e que o leve a um patamar mais embasado cientificamente.
ANEXOS: Orientação de como Fazer o experimento com garrafas pet
Cortar duas garrafas pets do mesmo tamanho transparentes ao meio, fazer quatro furos em uma das tampinhas, passar dois fios de barbantes como mostra a figura.
Tampar uma das partes da garrafa com a tampinha com o fio passado.
Enrolar o barbante nas raízes da planta e fixar no fundo desta parte da garrafa.
Colocar água (mais ou menos dois dedos) na outra parte da garrafa.
Encaixar a parte com a planta em cima, e colocar terra em toda sua volta apertando levemente.
Fixar com fita transparente larga de modo que não entre ar.
Encaixar a outra parte da garrafa em cima vedando totalmente a entrada de ar com fita transparente.
Objetivo: PARA QUE O ALUNO SEJA CAPAZ DE ENTENDER ATRAVES DA CONFECÇÃO, PARTICIPAÇÃO E OBSERVAÇÃO:
Simular uma situação onde as plantas ficam em uma mini estufa e é capaz de sobreviver, no processo de fotossíntese e respiração mantendo o equilíbrio dos gases Gás carbônico e oxigênio nesta situação podemos levar o aluno ser capaz de observar a evapotranspiração, a capacidade das raízes absorver a água do solo, em um ambiente em equilíbrio sem a interferência humana, a natureza fica equilibrada, a água passa do estado de vapor para o estado líquido, quando toca em uma superfície mais fria, retornando ao solo, mantendo assim a quantidade de água sempre a mesma.
AVALIAÇÃO:
Avaliação 1
- Será feita em torno da própria observação na coesão dos relatórios com o tema proposto;
- Analisar o empenho dos alunos na confecção do experimento e apresentação do mesmo para a turma.
- Durante o seminário avaliar se os mesmo apropriaram-se dos conhecimentos proposto.
Avaliação 2
EE. ______________________________
Nome ______________________________
1- Quais dos seres vivos abaixo fazem a evapotranspiração:
- O sapo faz evapotranspiração porque ele respira pela pele.
- Os peixes fazem esse processo porque ficam em baixo da água.
- As plantas são os seres que realizam esse processo.
- Os seres humanos transpiram, logo eles fazem também evapotranspiração.
OXIGÊNIO - RAÍZES - CARBÔNICO - FOTOSSÍNTESE
- A ___________________é processo que realizado pelas plantas para produzirem seu próprio alimento.
- Quando as plantas respiram elas usam o gás ___________________.
- Na fotossíntese as plantas usam o gás _______________, e devolvem para o ambiente o gás________________.
- No experimento feito em sala de aula foi possível observar que as plantas absorvem a água do solo através das _____________.
______________________________
4 Associe corretamente a coluna da esquerda com as definições da direitas:
A) gás oxigênio
B) Gás carbônico
C) glicose
D ) Sais minerais
E ) Água
F ) luz solar
5- Explique como a água se mantem constante no experimento feito por vocês?________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário