quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Plano de Aula
Elaborado pelas Professoras:  Roseli de Fátima Figueiredo Giacomini
                                                      Cátia Faria Terruel
Tema
Publico alvo: 7 ano
TEMA : OS SERES VIVOS :    Diversidades das plantas
Tempo previsto: 6 aulas
CONTEÚDO E TEMAS: - Diferentes tipos de plantas;
                                          - Folhas e suas funções;
                                           -Fotossíntese.
Competências e habilidades: - coletar dados, formular hipóteses, registrar e sistematizar informações colhidas, observar diversos tipos de plantas existentes nos arredores da escola (como uma praça, um jardim etc.), produção de textos com informações tirados de suas experiências, interpretar dados e elaborar relatórios de dados coletados.
Estratégias: - execução de experimentos, como: evapotranspiração, obtenção da clorofila, mostrar vasos condutores a partir de uma flor e anilina, observações de campo(Jardim próximo a escola).
Recursos: - saco plástico e barbante, álcool e filtro de papel,  flor e anilina, caderno, lápis preto e colorido, lousa e giz, textos, imagens e vídeos.
Avaliação:- Execução dos experimentos e elaboração de relatórios, participação no grupo, desempenho de habilidades de observação
SONDAGEM – conversar com os alunos sobre o que eles observam de planta , em suas casas, nas ruas , na escola, o que eles conhecem sobre a importância das plantas para o meio ambiente e a renovação do ar.
PROBLEMATIZAÇÃO: - Levar o aluno a pensar nas plantas como um ser vivo, que é de vital importância para a sobrevivência do planeta, produzindo alimento para todos os outros seres vivos, liberando oxigênio para a respiração e manter a umidade dos ambientes.
Contextualização: - Fazer com que os alunos usem os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia.
Busca de dados de forma diversificada:- Coletas de dados para efetivo aprendizado do tema proposto, como: pesquisas, interpretar textos, fazer experimentos, observar com olhar científico e fazer relatórios.
Aprendizagem significativa e evolução conceitual:- O aluno deve agregar novos valores ao que ele já sabia sobre o tema apresentado, conseguindo com isso atingir novos objetivos com uma aprendizagem significativa.
Sistematização do conhecimento:- O aluno deve mostrar que com os novos conhecimentos adquiridos ele é capaz de interagir com o meio em que vive, e tendo plena consciência que as plantas estão interligadas a sua sobrevivência.
Aplicação do conhecimento em situações novas:- Levar o aluno a ampliar seus conhecimentos, com as propostas de situações feita pelo professor e que o leve a um patamar mais embasado cientificamente.


ANEXOS: Orientação de como Fazer o experimento com garrafas pet

Cortar duas garrafas pets do mesmo tamanho transparentes ao meio, fazer quatro furos em uma das tampinhas, passar dois fios de barbantes  como mostra a figura.

Tampar  uma das partes da garrafa com a tampinha com o fio passado.

Enrolar  o barbante nas raízes da planta e fixar no fundo desta parte da garrafa.


Colocar água  (mais ou menos dois dedos)  na  outra parte da garrafa.

Encaixar a parte com a planta em cima, e colocar terra em toda sua volta apertando levemente.

Fixar com fita transparente larga de modo que não entre ar.

Encaixar a outra parte da garrafa em cima vedando totalmente a entrada de ar com fita transparente.





Objetivo:  PARA QUE O ALUNO SEJA CAPAZ DE ENTENDER ATRAVES DA CONFECÇÃO, PARTICIPAÇÃO E OBSERVAÇÃO:
Simular uma situação onde as plantas ficam em uma mini estufa e é capaz de sobreviver, no processo de fotossíntese e respiração mantendo o equilíbrio dos gases Gás carbônico e oxigênio nesta situação podemos levar o aluno ser capaz de observar a evapotranspiração,  a capacidade das raízes absorver a água do solo, em um ambiente em equilíbrio sem a interferência humana, a natureza fica equilibrada, a água passa do estado de vapor para o estado líquido, quando toca em uma superfície mais fria, retornando ao solo, mantendo assim a quantidade de água sempre a mesma.
AVALIAÇÃO:
Avaliação 1
- Será feita em torno da própria observação na coesão dos relatórios com o tema proposto;
- Analisar o empenho dos alunos na confecção do experimento e apresentação do mesmo para a turma.
- Durante o seminário avaliar se os mesmo apropriaram-se dos conhecimentos proposto.

Avaliação 2
EE. ____________________________________________Prof.___________ NOTA _______
Nome ________________________________________________num________7 ano_____

1-  Quais dos seres vivos abaixo fazem a evapotranspiração:
  1. O sapo faz evapotranspiração porque ele respira pela pele.
  2. Os peixes fazem esse processo porque ficam em baixo da água.
  3. As plantas são os seres que realizam esse processo.
  4. Os seres humanos transpiram, logo eles fazem também evapotranspiração.
2-  Complete as frases abaixo usando o banco de palavras:
OXIGÊNIO   -     RAÍZES      -    CARBÔNICO    -       FOTOSSÍNTESE
  1. A ___________________é processo que realizado pelas plantas para produzirem seu próprio alimento.
  2. Quando as plantas respiram elas usam o gás ___________________.
  3. Na fotossíntese as plantas usam o gás _______________, e devolvem para o ambiente o gás________________.
  4. No experimento feito em sala de aula foi possível observar que as plantas absorvem a água do solo através das _____________.
3-  Observando a imagem abaixo, descreva o processo da fotossíntese.
  
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4   Associe corretamente a coluna da esquerda com as definições da direitas:
A) gás oxigênio                               (    )  absorvido  do solo pelas raízes.
B)  Gás carbônico                           (    )  usado como fonte de energia
C) glicose                                         (    ) produzido na fotossíntese para ser usado pela planta
D ) Sais minerais                             (    ) liberado pela planta na fotossíntese
E )  Água                                           (    )  Absorvido pela planta na fotossíntese
F ) luz solar                                      (    )  liberado na evapotranspiração.

5-  Explique como a água se mantem constante no experimento feito por vocês?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário