Reflexão sobre leitura e escrita digital na escola.
1-O que você considera como um ganho na leitura e escrita digital?
As vantagens que podemos encontrar na leitura e escrita digital baseiam-se no livre acesso a maiores informações, a possibilidade de expressar e defender os diferentes pontos de vista, partilhar ou construir visões diferentes de mundo, produzir cultura, etc.
2-O que você considera como uma perda nesse processo?
A perda nesse processo encontra-se na escrita informal, linguagem livre, mais solta, lúdica que não devem existir em todas os momentos, pois, existem situações como um texto científico, informativo que é preciso o uso de linguagem formal e culta.
3-O que fazer para que tal perda possa vir a ser minimizada?
Essa perda poderá ser minimizada a partir da compreensão pelo aluno das diferentes situações de texto formal e informal, levando-o a explorar as ferramentas de um editor texto para a produção de escritas livres ou não, ou seja, a formalidade de normas cultas quando necessária.
4-O que fazer para potencializar tal ganho?
A elaboração de trabalhos, realizados pelos alunos na sala do STE, construídos em Editor de Texto(Writer) para que eles venham desenvolver a habilidade e conhecimento de explorar todas as ferramentas disponíveis nesse aplicativo como: a facilidade de alteração de um documento, agilidade, facilidade a interação de diferentes formas de expressão, integração de texto, imagens, fluxogramas, uso de auto formas, gráficos e outros, auxílio na correção ortográfica, seriam meios para potencializar os benefícios desse recurso.
As vantagens que podemos encontrar na leitura e escrita digital baseiam-se no livre acesso a maiores informações, a possibilidade de expressar e defender os diferentes pontos de vista, partilhar ou construir visões diferentes de mundo, produzir cultura, etc.
2-O que você considera como uma perda nesse processo?
A perda nesse processo encontra-se na escrita informal, linguagem livre, mais solta, lúdica que não devem existir em todas os momentos, pois, existem situações como um texto científico, informativo que é preciso o uso de linguagem formal e culta.
3-O que fazer para que tal perda possa vir a ser minimizada?
Essa perda poderá ser minimizada a partir da compreensão pelo aluno das diferentes situações de texto formal e informal, levando-o a explorar as ferramentas de um editor texto para a produção de escritas livres ou não, ou seja, a formalidade de normas cultas quando necessária.
4-O que fazer para potencializar tal ganho?
A elaboração de trabalhos, realizados pelos alunos na sala do STE, construídos em Editor de Texto(Writer) para que eles venham desenvolver a habilidade e conhecimento de explorar todas as ferramentas disponíveis nesse aplicativo como: a facilidade de alteração de um documento, agilidade, facilidade a interação de diferentes formas de expressão, integração de texto, imagens, fluxogramas, uso de auto formas, gráficos e outros, auxílio na correção ortográfica, seriam meios para potencializar os benefícios desse recurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário