Grupo:
Danielle
Polito
Isabel Cristina F. Landis
Selma Baccar Bueno
Tema:
Meio ambiente
Situação
de aprendizagem: cadeia alimentar
Ano
/série: 6° ano/ 5a série
Habilidades
/competências: compreender o que são cadeias alimentares; analisar
e compreender a relação de interdependência entre os seres vivos;conhecer como
funciona as cadeias alimentares e sua importância para o equilíbrio ambiental; desenvolver a capacidade de ler
,escrever e compreender conteúdos por meio de textos e imagens.
Aulas
previstas: 6 aulas
Sondagem: Pensem em dois animais e do que se
alimentam.
E as plantas também se alimentam? Como?
Problematização: Os
seres vivos precisam se alimentar?
O que é uma cadeia alimentar?
Quem
são os produtores, consumidores e decompositores?
Contextualização: O
aluno irá contar o que já sabe sobre cadeia alimentar.
Busca
de dados de forma diversificada: ilustração animada de
cadeia alimentar do site: www.portalpedagogico.com.br.
- http://www.portalpedagogico.com.br/sitepages/exibeswf.html?p_width=790&p_height=480&p_src=http://stg2.novoser.com.br/SER_PP%20CDAnima/006664/index.html
Aprendizagem
significativa e evolução conceitual: leitura do livro didático com
conceitos básicos.
Sistematização
do conhecimento: cartas com figuras de animais e vegetais, onde
os alunos montarão cadeias alimentares e classificarão os seres vivos, podendo
priorizar os seres vivos que habitam os biomas brasileiros.
Aplicação
do conhecimento em situações novas: leitura e analise de texto
da revista Ciência Hoje “por dentro das cadeias alimentares”-espécies que vivem
em um mesmo ambiente servem de alimento às outras.
Avaliação
Avaliação
será continua, analisando a participação dos alunos no decorrer das aulas.
Pelos questionamentos, fase de pesquisa, realização das atividades e nas
atividades escritas.
Segue em anexo exemplo de avaliação escrita:
Por dentro das
cadeias alimentares
Espécies que vivem em um mesmo
ambiente servem de alimento umas às outras
As espécies
que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas entre si, como elos de uma grande
corrente. O motivo que as une é o alimento: uns servem de alimento aos outros,
transferindo-lhes a matéria que forma seus corpos e a energia que acumulam para
realizar as suas funções vitais.
O primeiro
elo dessas “cadeias alimentares” é formado pelos vegetais, que usam a luz do
sol, na fotossíntese, para produzir energia. Por conta de serem os primeiros a
receber a energia do sol – a única fonte externa de energia em nosso planeta –
e a transformá-la, os vegetais são chamados de produtores. Os elos seguintes da
cadeia alimentar são formados pelos consumidores – seres vivos que, incapazes
de produzir o próprio alimento, conseguem-no comendo outros seres vivos.
Existe uma
ordem entre os consumidores: os consumidores primários, ou de primeira ordem,
são os que se alimentam dos produtores; os secundários, ou de segunda ordem,
alimentam-se de consumidores primários e os terciários… Bem, essa cadeia pode
ter muitos elos de consumidores, dependendo da riqueza de espécies que convivem
no mesmo ambiente. Há ambientes tão diversificados que as cadeias alimentares
acabam se tornando complexas teias alimentares.
Nas cadeias
alimentares, além dos produtores e consumidores, há também o importante elo dos
decompositores, seres que se alimentam de cadáveres. São eles os seres vivos
capazes de degradar substâncias orgânicas, tornando-as disponíveis para serem
assimiladas pelos produtores. Com eles, a cadeia alimentar é realimentada e
pode perpetuar-se.
Matéria e
energia passam de um elo a outro da cadeia alimentar: dos produtos aos
consumidores e, destes, ao decompositores. Parte da energia é consumida em cada
elo, pelas atividades que os seres vivos desenvolvem para sobreviver; aos
últimos elos sobram parcelas cada vez menores de energia. Daí falarmos em fluxo
de energia. No caso da matéria, falamos em ciclo da matéria, uma vez que não há
perda ao longo do trajeto.
A
teia da vida
Seres vivos que habitam a Terra estão todos interligados em uma grande rede
Seres vivos que habitam a Terra estão todos interligados em uma grande rede
Existem na
Terra milhões de espécies de seres vivos, cada uma desempenhando um papel único
em relação ao todo. Toda essa “multidão” de seres vivos que os cientistas
chamam de biosfera está comprimida em uma estreita faixa de terra, água e ar de
cerca de um quilômetro de espessura e espalhada por cerca de meio bilhão de
quilômetros quadrados de superfície.
Entre os
seres vivos que habitam esse planeta, podemos encontrar os mais diversos tipos
e variações. E – tal qual uma história sem fim – os cientistas tentam
exaustivamente enquadrar e classificar essa imensa variedade de seres em
grupos, para melhor estudá-los e entendê-los. Há desde pequenas bactérias até
as grandes baleias; como há também desde os que produzem seu próprio alimento,
como as plantas, até aqueles que dependem do alimento produzido pelos outros,
como os animais. Não é à toa que se diz que a biodiversidade nesse planeta é
imensa. Temos mesmo uma diversidade de formas de vida impressionante.
Mas temos
também um problema: toda essa imensa variedade de seres vivos está interligada
como uma imensa teia viva e depende da energia do sol que chega à superfície do
nosso planeta. Para piorar nossa situação, há uma agravante: a energia do sol
que chega é pequena – apenas cerca de 10% – e conforme vai sendo usada pelos
seres vivos vai diminuindo. Vivemos, portanto, em constante ’luta’ em busca de
energia e nossa forma de obtê-la é nos alimentarmos daqueles que a armazenam em
seu organismo.
cadeia4.jpg
Quando chega à superfície da Terra, a energia é fixada pelos vegetais, através
da fotossíntese. Depois, a energia passa para os insetos ou outros herbívoros
que se alimentam das plantas; dos insetos, a energia vai para os camundongos ou
outros carnívoros inferiores que se alimentam de herbívoros; dos camundongos, a
energia passa para cobras, que deles se alimentam e, assim por diante, vai se
formando uma cadeia alimentar – em que matéria e energia vão passando de ser
vivo a ser vivo até chegarem aos carnívoros superiores, como as águias, os
tigres e os tubarões brancos. Ocupando o ponto extremo da cadeia alimentar,
essas espécies só são consumidas por parasitas – as bactérias e os fungos
especializados em decompor cadáveres.
Parte da
energia que chega a um ser vivo é gasta em suas atividades de sobrevivência –
no crescimento e na reprodução, por exemplo. Portanto, para o nível seguinte da
cadeia alimentar passará sempre menos energia do que entrou. É por isso que os
carnívoros superiores, que ocupam posições terminais nas cadeias alimentares,
estão sempre em risco de extinção. Para eles sobra sempre uma parcela pequena
de energia disponível. Além disso, qualquer quebra na cadeia alimentar coloca
sua posição em risco.
01. Assinale
a alternativa que contém as palavras que completam a seguinte frase:
Em
uma cadeia alimentar, os ______________ se alimentam dos ______________, pois
eles são seres que realizam a _____________ capazes de produzirem o próprio
alimento e sempre ocupam o __________ nível trófico de qualquer cadeia
alimentar:
a) Consumidores
primários, produtores, fotossíntese, primeiro.
b) Consumidores
secundários, consumidores primários, produtores, primeiro.
c) Consumidores
primários, decompositores, fotossíntese, segundo.
d) Consumidores
terciários, fotossíntese, produtores, último.
02. Qual é a importância dos decompositores na
cadeia alimentar?
03. Existem cadeias alimentares aquáticas? Dê um
exemplo.
04. Veja
a imagem:
Assinale a alternativa que representa a
cadeia alimentar acima:
a) Flor
→gavião → sapo → cobra → gafanhoto.
b) Gavião
→ cobra → sapo → gafanhoto → flor.
c) Sapo
→ gavião → flor → cobra → gafanhoto.
d) Flor
→ gafanhoto → sapo → cobra → gavião.
05. Montagem da cadeia alimentar com fichas.
Material: fichas de cartolina com imagem de animais,
vegetais e decompositores.
Objetivo: em grupo os alunos montarão as cadeias e
classificarão os seres vivos.
06. Em
todas as cadeias alimentares devem existir obrigatoriamente os produtores,
seres que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, e os
decompositores, seres que se alimentam de restos de animais e vegetais. Numa
cadeia alimentar de um jardim, ocupam a posição de produtor e decompositor,
respectivamente:
a) Grama
e formiga;
b) Grama
e fungo;
c) Fungo
e bactéria
d) Bactéria
e formiga.
saresp 2008
07.
08.
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