quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Ola amigos!
Segue uma situação criada por nós.




GRUPO: Grupo1

Usos tecnológicos das radiações
Oficina de Ciências – Situação de Aprendizagem
Oficina 2 – Ensino por investigação e situação de aprendizagem
(tema) Eixo Temático: Uso tecnológico da Radiação.
(subtema) situação de aprendizagem: Situação de aprendizagem 6 usos da Radiação na Medicina e em outras áreas.
Ano/serie (público alvo): 9º ano.
Habilidade: Identificar os usos que são feitos das radiações no cotidiano.
Grupo de competências: G1;G3
Aula(s) prevista(s): 6
Sondagem: Fazer perguntas relacionadas ao tema de radiação (radiografia).
Problematização: Mariazinha estava feliz com a bola que ganhara de seu padrinho no natal e convidou todos os primos para brincar de Vôlei, quando estava jogando a bola, enroscou seu pé em um no cadarço do tênis, vindo a cair, e ao se chocar ao solo bateu com o braço direito no solo primeiro, vindo a sentir fortes dores e sendo assim seu pais o levaram ao hospital da cidade, onde foi atendido pelo medico e ele solicitou a realização de um raio x, para verificar se não houve fratura. E após o raio x o médico comprovou a fratura e colocou gesso no braço da Mariazinha, que vai ficar sem joga vôlei por pelo menos um mês.
Contextualização: Busca de informações na internet:



Busca de dados de forma diversificada: Uso de lousa, giz, data show, vídeo e internet.

Aprendizagem significativa e evolução conceitual: Os raios X são pacotes de energia na forma de ondas eletromagnéticas (radiação eletromagnética), como a luz visível, as ondas de rádio, os raios gama, as micro-ondas, entre outras. A energia dos raios X pode ser medida em elétron-volt (eV). A diferença entre as várias ondas eletromagnéticas está no seu comprimento de onda (λ) e na sua frequência (f), cujo produto é igual à velocidade da onda.
Se os raios X penetram melhor, menos raios X incidindo no corpo do paciente serão necessários para que uma quantidade suficiente chegue ao detector para formar a imagem. Dessa forma, quanto mais penetrantes os raios X, mais baixa será a dose de radiação no paciente. 

Sistematização do conhecimento: O aluno deve aprender que raios-X é uma fotografia e que esta mostra seu corpo por dentro. São emissões eletromagnéticas que se dão por elétrons acelerados em direção a átomos e em geral de tungstênio (ossos).
Ao serem fortemente desacelerados esses átomos emitem radiação na faixa dos raios-X.

Aplicação do conhecimento em situações novas: Solicitar ao aluno uma atividade de pesquisa sobre as demais finalidades do uso tecnológico da radiação.


AVALIAÇÃO:
Através de conversa com os alunos sobre suas experiências de vida em relação ao tema, questionários de múltiplas escolhas e dissertativas, levar algumas radiografias para serem analisadas pelos alunos para terem contato com a realidade das quais são utilizadas no raio-X. Avaliações escritas alem de pesquisa de aprofundamento, com o uso das TIC  A recuperação deve ser sempre oportunizada de forma diversificada e diferente do formato já feito em aula, para propiciar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, contemplando o processo ensino aprendizado.


Um comentário:

  1. Nós tivemos muito empenho ao preparar esta situação problema espero que esteja a contento.

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