Segue uma situação criada por nós.
GRUPO: Grupo1
Usos
tecnológicos das radiações
Oficina de Ciências –
Situação de Aprendizagem
Oficina 2 – Ensino por
investigação e situação de aprendizagem
(tema) Eixo Temático: Uso tecnológico da Radiação.
(subtema)
situação de aprendizagem: Situação de aprendizagem 6 usos da
Radiação na Medicina e em outras áreas.
Ano/serie
(público alvo): 9º ano.
Habilidade: Identificar
os usos que são feitos das radiações no cotidiano.
Grupo
de competências: G1;G3
Aula(s)
prevista(s): 6
Sondagem: Fazer
perguntas relacionadas ao tema de radiação (radiografia).
Problematização: Mariazinha
estava feliz com a bola que ganhara de seu padrinho no natal e convidou todos
os primos para brincar de Vôlei, quando estava jogando a bola, enroscou seu pé
em um no cadarço do tênis, vindo a cair, e ao se chocar ao solo bateu com o
braço direito no solo primeiro, vindo a sentir fortes dores e sendo assim seu
pais o levaram ao hospital da cidade, onde foi atendido pelo medico e ele
solicitou a realização de um raio x, para verificar se não houve fratura. E
após o raio x o médico comprovou a fratura e colocou gesso no braço da
Mariazinha, que vai ficar sem joga vôlei por pelo menos um mês.
Contextualização: Busca
de informações na internet:
Busca de dados de
forma diversificada:
Uso de lousa, giz, data show, vídeo e internet.
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Aprendizagem
significativa e evolução conceitual: Os raios X são pacotes de energia na forma de
ondas eletromagnéticas (radiação eletromagnética), como a luz visível, as
ondas de rádio, os raios gama, as micro-ondas, entre outras. A energia dos
raios X pode ser medida em elétron-volt (eV). A diferença entre as várias
ondas eletromagnéticas está no seu comprimento de onda (λ) e na sua
frequência (f), cujo produto é igual à velocidade da onda.
Se os raios X penetram melhor, menos raios X
incidindo no corpo do paciente serão necessários para que uma quantidade
suficiente chegue ao detector para formar a imagem. Dessa forma, quanto mais
penetrantes os raios X, mais baixa será a dose de radiação no paciente.
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Sistematização do
conhecimento:
O aluno deve aprender que raios-X é uma fotografia e que esta mostra seu
corpo por dentro. São emissões eletromagnéticas que se dão por elétrons
acelerados em direção a átomos e em geral de tungstênio (ossos).
Ao
serem fortemente desacelerados esses átomos emitem radiação na faixa dos
raios-X.
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Aplicação do
conhecimento em situações novas: Solicitar ao aluno uma atividade de
pesquisa sobre as demais finalidades do uso tecnológico da radiação.
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AVALIAÇÃO:
Através de conversa com os
alunos sobre suas experiências de vida em relação ao tema, questionários de
múltiplas escolhas e dissertativas, levar algumas radiografias para serem
analisadas pelos alunos para terem contato com a realidade das quais são
utilizadas no raio-X. Avaliações escritas alem de pesquisa de aprofundamento,
com o uso das TIC A recuperação deve ser sempre oportunizada de forma
diversificada e diferente do formato já feito em aula, para propiciar conteúdos
conceituais, procedimentais e atitudinais, contemplando o processo ensino
aprendizado.
Nós tivemos muito empenho ao preparar esta situação problema espero que esteja a contento.
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